
Como um hábito se instala?
O método do Boa Noite Bebê é baseado na mudança dos hábitos diurnos (da rotina) e dos hábitos de sono. Se a gente observar, todos os dias fazemos várias atividades apenas por hábito. Uma delas é olhar o celular sempre que uma mensagem nova chega. Vamos entender como o loop do hábito funciona usando esse exemplo do celular:
- Ter uma deixa: quando o telefone vibra
- Criar uma rotina: ler a mensagem
- Ganhar uma recompensa: a sensação de alívio depois de ler
Como mudar um hábito?
Usando esse mesmo conceito do loop do hábito, podemos mudar alguns comportamentos, mudando os nossos hábitos. Por exemplo, se você quer começar a correr todas as manhãs:
- Crie uma deixa: como calçar o tênis antes do café da manhã
- Siga com a rotina de correr
- Se dê uma recompensa: faça uma coisa que você goste no final do dia

DEIXA

ROTINA

RECOMPENSA
A questão é que um hábito cria um anseio. E os anseios são o que fazem com que as deixas e as recompensas funcionem
Ou seja, se você criou o hábito de correr, o seu cérebro cria uma expectativa pela dose de endorfina produzida pelo corpo enquanto você corre ou pela sensação de realização.

Quando esse anseio pela endorfina se tornar poderoso, você vai começar a calçar o seu tênis todas as manhãs de forma automática!
E o que isso tudo tem a ver com o sono dos bebês?
Quando os pais lidam com os despertares noturnos da mesma forma, todos os dias, um hábito já se formou.

Quando um hábito se forma, o cérebro para de participar da tomada de decisões
Além da sensação de relaxamento causada pela ocitocina durante a ingestão do leite materno, as crianças que se acostumaram a dormir no peito por exemplo, criaram um anseio para mamar por hábito. Elas sentem uma vontade de comer ou sugar mesmo já tendo calorias suficientes para dormir horas seguidas durante a noite. O loop do hábito nesse caso seria:
- Deixa: Bebê acorda no meio da noite
- Rotina: Mamãe oferece o peito
- Recompensa: Sensação de segurança e conforto no colo

DEIXA

ROTINA

RECOMPENSA
Aprendendo um novo hábito, um novo jeito de dormir
O que você vai aprender usando esse método é como ensinar ao bebê uma nova forma de dormir. A deixa e a recompensa serão as mesmas. Lembrando que a deixa é quando o bebê acorda e a recompensa é que ele vai aprender a se sentir relaxado, confiante e seguro no próprio berço, e não mais no seu colo. O loop do hábito fica dessa forma:
- Deixa: Bebê acorda no meio da noite;
- Rotina: Mamãe ou papai ensina o bebê a dormir no berço;
- Recompensa: Sensação de segurança e conforto no berço.

DEIXA

ROTINA

RECOMPENSA
Ensine ao seu filho novos hábitos de sono, uma nova forma de dormir. Você vai ajudá-lo a se sentir seguro no berço e durante esse processo você pode pegá-lo no colo quantas vezes ele precisar.
As crianças se sentem seguras e tranquilas quando o dia se torna previsível, quando elas sabem o que vai acontecer

A falta de rotina perturba o sono
Os dias com o bebê se tornam caóticos quando não organizamos o nosso tempo. A criança sente a agitação do ambiente e acaba ficando irritada, dificultando a hora do banho, das sonecas e do sono noturno, momentos que poderiam ser prazerosos para os pais e para ela.

A rotina ajusta o sono
A rotina regula as sonecas e o sono noturno porque ela equilibra o tempo de cada atividade: o bebê acorda e mama, em seguida vem o momento de interagir, brincar. Quando ele estiver cansado naturalmente ele vai desejar dormir. Depois de um dia tranquilo e a criança estando relaxada, a noite ela consegue estender o sono.
A rotina deixa a vida mais leve

Menos estresse
Quando você planeja as atividades e sabe o que vai acontecer, o dia fica menos estressante e você menos ansiosa. A criança fica mais relaxada prevendo que por exemplo, sempre depois de brincar ela vai descansar. Com o tempo ela até começa a desejar o aconchego da caminha dela, é quando as sonecas se tornaram regulares.
Escolha o que fazer
E não se preocupa, a sua vida não vai deixar de ser espontânea! Muito pelo contrário, depois que o bebê entra na rotina, como a gente já viu, as sonecas e o sono noturno começam a ser mais estáveis e mais constantes. E enquanto ele dorme você escolhe o que fazer, esse é o seu momento.


O casal (ou você) ganha as noites livres
Quando a criança segue uma rotina ela começa a acordar mais cedo e a ter sono mais cedo, ela vai para o berço no começo da noite. Aproveite esse momento sozinha ou com o parceiro(a), como você desejar: é possível descansar, estudar, trabalhar, praticar um exercício. Esse tempo de qualidade do casal é precioso para o relacionamento.
Quando o bebê aprende a dormir a noite toda e no berço a família ganha:

Mais disposição no dia-dia

Maternidade/ paternidade mais leve

Noites de sono bem dormidas
Como saber se o método vai funcionar para você
Se você acha que não tem tempo, que não conseguiria aplicar o método ou se você está pensando: “isso não é pra mim…” aqui você aprende a encontrar a raiz do problema (os porquês da soneca curta, dos despertares noturnos, dos choros descontrolados) e começa a focar na solução. Você passa a organizar o dia com o bebê de acordo com a dinâmica da sua família.
Você vai entender como está a sua rotina nesse momento e provavelmente o que está atrapalhando o seu pequeno a ter um dia equilibrado. Aprenda como ajudar o bebê a dormir sem o peito/colo, a prolongar a soneca e a adormecer no berço..


Quando a gente planeja as nossas atividades, quando a gente planeja o nosso tempo, ele acaba até sobrando!
É comum algumas crianças dormirem com os pais até os 3 anos de idade e isso acontece muitas vezes porque elas não tiveram a oportunidade de aprender a dormir no berço. Se elas nunca foram ensinadas, como elas podem saber que tem essa capacidade?
E seguindo esse mesmo pensamento, a gente coloca o bebê na nossa cama por não saber de que outra forma ele conseguiria dormir.

A diferença entre passar a madrugada com o bebê no colo e ter um bebê que dorme a noite toda no berço está aqui!
